sábado, 22 de dezembro de 2012


Custos extras diminuem impacto do 13º na entrada do imóvel


Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano, muitos brasileiros pensam em usar o 13º salário para dar entrada em um imóvel ou quitar prestações do financiamento. A segunda parcela tem de ser paga pelos empregadores até quinta-feira (20/12).
Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o comprador de uma residência precisa ficar atento com os custos extras ao iniciar um financiamento.
Alessandro Shinoda/Folhapress
Consumidor que vai usar 13º para dar entrada no imóvel tem de levar em conta custos extras
Consumidor que vai usar 13º para dar entrada no imóvel tem de levar em conta custos extras
De acordo com a entidade, é preciso pagar até R$ 1.215 pelos serviços de avaliação do imóvel e análise jurídica.
Se o cliente pensa em dar uma entrada de um valor determinado, mas não leva em conta esses custos, acaba sendo surpreendido por eles.
Nesse caso, o valor economizado pode não ser suficiente para a entrada pretendida ou para cobrir os valores do serviços.
Marco Aurélio Luz, presidente da Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), recomenda que o comprador solicite uma planilha ao banco com a projeção de todas as parcelas do financiamento, incluindo as taxas extras e os seguros que compõem a prestação.
"Também é importante poupar para pagar despesas extras, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano do imóvel)."
No caso de quem já financiou um apartamento ou casa, uma opção é quitar parcelas futuras do financiamento.
Luz, da Amspa, aponta que a quitação "reduzirá o saldo devedor, provocará o recálculo da prestação e com isso diminuirá as parcelas futuras".
Dolci pondera que nem sempre os contratos permitem a quitação de apenas uma ou duas prestações: "Alguns estabelecem que se faça o pagamento cinco em cinco ".


Quer saber mais sobre a compra e maneiras de financiar seu imóvel?
Entre em contato conosco pelo site:www.imovelnovoeusado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário